logo_ens
estatuto leia_carta_mensal podcast_catolico retiros diocese
divisoria_imagenssite_oficial_ensdivisoria_imagensvisita_papadivisoria_imagenssite_internacionaldivisoria_imagenscampanha_da_fraternidade_2017divisoria_imagens
Definições e Objetivos

A Equipe Responsável Internacional - ERI, reunida em Janeiro de 1996, definiu em ATA que: "O objetivo da pilotagem difere daquele da catequese; pilotagem é essencialmente um treinamento para os propósitos das Equipes de Nossa Senhora e o seu método. O ponto comum a todos os casais em pilotagem é a sua falta de conhecimento do Movimento e sua maneira de formação."

Método, neste contexto, significa o conjunto de todos os meios oferecidos pelo Movimento, dispostos convenientemente para alcançar o propósito das Equipes de Nossa Senhora.

Estes meios são: Experiência Comunitária, Reunião de Informação, Pilotagem, Reunião de Equipe, Orientações de Vida, os Pontos Concretos de Esforço,a Ligação, os Encontros, as Sessões de Formação e a Carta Mensal.

É na Pilotagem que os casais começarão a entender os objetivos da vida em comunidade proposta pelo Movimento, como um caminho para o qual o casal cristão viva o amor, a felicidade e a santidade.

É o período em que os casais são convidados a partilhar com todos os equipistas o carisma das Equipes de Nossa Senhora como um modo de ser verdadeiramente Igreja, a serviço da construção do Reino de Deus.

Sendo a pilotagem a primeira formação comum que os casais recebem no conjunto com o Movimento, ela tem que primar pela fidelidade ao Carisma das Equipes de Nossa Senhora; é esta fidelidade que assegura a unidade do Movimento, sinal de sua força e atualidade.