logo_ens
estatuto leia_carta_mensal podcast_catolico retiros diocese
divisoria_imagenssite_oficial_ensdivisoria_imagensvisita_papadivisoria_imagenssite_internacionaldivisoria_imagenscampanha_da_fraternidade_2017divisoria_imagens

A   PASTORAL   DOS   RECÉM-CASADOS

Desde há muito, os Equipistas de Nossa Senhora, dos Setores A e B de São Carlos, têm sob sua responsabilidade e zelo os Encontros de Preparação para o Sacramento do Matrimônio da nossa cidade.

Para alguns dos mais dedicados equipistas nesse munus apostólico, pairava persistente e preocupante a falta de um acompanhamento aos casais recém-casados, que fosse uma continuação da assistência espiritual e prática, na vida conjugal e familiar, iniciada nos Encontros de Noivos.

Daí que o casal Giselda e Geraldo, tendo já liderado um grupo de casais equipistas para a reestruturação dos nossos Encontros de Noivos, atento à inspiração e ao chamado de Deus, decidiu convidar alguns casais para começar, em São Carlos, a Pastoral dos Recém-Casados.

Inicialmente com vários casais, que hoje são cinco equipistas de Nossa Senhora: Giselda e Geraldo, Izildinha e Wander, Ana Maria e Luiz, Lúcia e Paulo, e Toninha e Roberto; mais dois casais de forte atuação apostólica em paróquias: Mércia e Walter, e Cidinha e Alécio; e com o o Padre Édson, reitor do seminário local, como elo de ligação com a nossa Santa Igreja, formou-se a equipe de coordenação para implantação e implementação da Pastoral dos Recém-Casados em São Carlos.

Foi, então, elaborada a estrutura de funcionamento da Pastoral e estabeleceu-se como seu objetivo prioritário o acompanhamento assistencial aos novos casais, para a consolidação de seus lares e de suas famílias, na presença e na graça de Deus, na hormonia conjugal e familiar, na partilha de vida, no amor, no perdão e na paz.

E, como meta conseqüente, a preparação e o encaminhamento desses casais para os diversos movimentos da nossa Igreja, com ênfase especial para o Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Essa Pastoral teve início em 2005 e conseguiu, já nesse ano, preparar e encaminhar seis casais para a Experiência Comunitária e, que hoje, formam a Equipe 01, do setor B, de São Carlos.

No final de 2006, uma nova equipe de casais foi encaminhada para a experiência comunitária e outros quatro casais, melhor preparados, ingressaram em equipes que precisavam de novos casais.

Neste ano de 2007, com a esperança de se aumentar o número de participantes, o plano é estender o encaminhamento de casais também para as atividades pastorais das paróquias.

Os responsáveis pela coordenação dessa pastoral não escondem as muitas e grandes dificuldades que enfrentam, e o esforço descomunal requerido para a continuidade desse projeto. Mas sentem-se na obrigação de divulgar as muitíssimas e maravilhosas graças de Deus e a inestimável assistência de Nossa Senhora, patrona e padroeira dessa pastoral. Daí a razão dos excelentes resultados já alcançados.

Alimentamos a grande esperança de que outros casais equipistas e das paróquias de nossa diocese se sintam chamados para esse apostolado e se disponham a fazer parte da nossa equipe de trabalho.

Estamos, também, iniciando um serviço de atendimento emergencial para os casais participantes da nossa Pastoral, quando eventualmente se sentirem assolados por crises conjugais. Isso estamos fazendo pelos telefones dos casais de coordenação da Pastoral, sobretudo pelo 3372.8215 e através de visitas domiciliares, quando necessárias e/ou convenientes.

Somos servos de Deus a serviço, que tendo recebido da nossa Igreja e do Movimento das Equipes de Nossa Senhora tantos ensinamentos de vida e práticas da vivência conjugal e familiar que nos sentimos impulsionados a levar essa experiência cristã para as novas famílias que se constituem. E contamos muito e sempre com as graças e bênçãos de Deus Nosso Senhor.