logo_ens
estatuto leia_carta_mensal podcast_catolico retiros diocese
divisoria_imagenssite_oficial_ensdivisoria_imagensvisita_papadivisoria_imagenssite_internacionaldivisoria_imagenscampanha_da_fraternidade_2017divisoria_imagens
O que são as ENS

    Uma Equipe de Nossa Senhora é uma comunidade cristã de casais.

   Formada por 5 a 7 casais assistidos por um sacerdote, uma Equipe de Nossa Senhora se constitui livremente. Ninguém entra numa equipe sob pressão, nem aí permanece forçado. Cada um nela se conserva ativo e fiel ao Espírito.

   Os seus membros, para levar a bom êxito o seu propósito comum, aceitam viver lealmente a vida comunitária.

   Esta vida comunitária tem as suas leis, as suas exigências próprias, que se concretizam a escolha de certo número de objetivos comuns e de meios bem determinados para progredir no sentido desses mesmos objetivos.

   A Equipe de Nossa Senhora não é uma simples comunidade humana: reúne-se "em nome de Cristo" e quer ajudar os seus membros a progredirem no amor de Deus e no amor ao próximo, para melhor corresponderem ao apelo de Cristo.

   Uma Equipe de Nossa Senhora é uma dessas pequenas comunidades. Quer estar, portanto, ao mesmo tempo ligada ao Pai, em comunhão estreita com a Igreja, e plenamente aberta para o mundo.

   A Equipe de Nossa Senhora coloca-se sob a proteção da Virgem Maria. Os seus membros sublinham dessa forma a sua convicção de que não há melhor guia para ir a Deus do que aquela "que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e pobres do Senhor que confiantemente esperam receber dele a salvação ".

 

 Fonte: Documentos Básicos, Edição 2000